Novas manchas de petróleo surgiram nessa sexta-feira (11), na praia do Gunga, localizada no município de Roteiro, no Litoral Sul de Alagoas. A informação foi confirmada na manhã deste sábado (12) pelo equipe do Instituto Biota de Conservação.
De acordo com a entidade, as manchas, que estão localizadas próximo às falésias, foram encontradas durante o monitoramento que está sendo realizado constantemente na região. Diversos ninhos de tartarugas foram encontrados na areia, já que há grande quantidade de desova no local.
Além disso, outras manchas de óleo ainda foram encontradas e registradas pela população na Barra de São Miguel, em Alagoas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram placas da substância com cerca de três metros.
Ainda segundo o Biota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) já foi avisado e a Prefeitura de Roteiro está na praia para a realização dos procedimentos cabíveis.
Manchas
Um levantamento do Ibama mostrou que a região Nordeste teve mais de 150 locais atingidos pelas manchas de petróleo. Só em Alagoas, a substância chegou em pelo menos 9 municípios, sendo cerca de 15 praias.
Já o Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou, nessa sexta-feira (11), que as praias de Maceió e do Litoral Norte de Alagoas estão livres das manchas de óleo que estão aparecendo no Litoral Sul do estado.
Confira abaixo cada cidade afetada pelo problema: